Brava – Nova Linha de Adjuvantes da Coloplast

Pense novo. Pense Brava. Nova Linha de Adjuvantes da ColoplastCP_materia

A cada ano, milhares de pessoas necessitam da construção de um estoma por diversos motivos, sendo os principais, o câncer, os traumas e as doenças inflamatórias. Inicia-se para a pessoa com estomia um ciclo de transformações que interferem no seu dia a dia e por isso elas apresentam muitas dúvidas, preocupações e dificuldades até a plena adaptação à essa nova condição de vida.
O Estoma é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída de fezes e/ou urina localizado no abdômen. Esta pequena abertura chamamos estomia ou estoma, palavra grega que significa “boca”.
A localização do estoma depende da parte do corpo que foi afetada. As colostomias e ileostomias
estão relacionadas ao sistema digestivo, enquanto uma urostomia ao sistema urinário.
A pele é o maior órgão de nosso corpo e nos protege por exemplo contra a entrada de microorganismos, perda de água e desequilíbrio de temperatura. Portanto, a integridade da pele periestomal é fundamental, pois pode repercutir negativamente na manutenção do equipamento coletor e por sua vez afetar a Qualidade de Vida da pessoa com estomia.
O contato de fezes e urina com a pele ao redor do estoma é a maior causa de irritações de pele. Uma vez que a pele torna-se irritada, e o adesivo (placa) foi danificado, ele não se fixará adequadamente. Inicia-se então um ciclo vicioso de mais episódios de vazamento e irritações de pele.
Muitas das pessoas com estomia sequer conseguem identificar que já apresentam problemas relacionados à pele, pensando erroneamente que a pele deve estar sempre vermelha ou irritada apenas por utilizarem um adesivo colado a ela.
A rotina de troca da bolsa de estomia depende de muitos fatores, um estilo de vida ativo, as características do efluente, um estoma mal construído, a idade e o equipamento inadequado, são alguns dos fatores que podem exigir que a bolsa seja trocada com maior frequência.
Ter um estoma não deve representar um impacto negativo na qualidade de vida e a rotina correta de troca de bolsas ajudará a manter a pele ao redor do estoma saudável, aumentando o conforto e a segurança.
A rotina correta de troca de bolsas começa com a aplicação correta do adesivo. Quando aplicado corretamente, o adesivo protege a pele ao redor do estoma do contato com fezes e urina – a maior causa de irritação de pele.
Para melhor fixação e aderência, o adesivo deve ser aplicado sobre uma pele limpa e seca. Água é suficiente para limpar o estoma e a pele ao seu redor.
O recorte do adesivo deve ser feito de forma a ajustar-se precisamente ao tamanho e formato
do estoma. O ajuste preciso é a chave para uma pele livre de irritações.
Em caso de dificuldades ao aplicar o adesivo, ou complicações presentes, adjuvantes que auxiliam a aplicação como a pasta hidrocolóide podem contribuir para melhorar a fixação e aderência.
A pasta hidrocolóide é o adjuvante mais utilizado por pessoas com estomias e serve para corrigir irregularidades, vincos e depressões presentes na pele periestomal, o que aumenta a adesividade entre a base e a pele, prevenindo assim os vazamentos e consequentes lesões. De preferência, deve-se fazer uso de pasta sem álcool que não provoca ardência e se mostra mais durável.
A Coloplast, empresa Dinamarquesa fundada por uma enfermeira que para ajudar sua irmã que precisou de um estoma, desenvolveu a primeira bolsa para estomia do mundo. A empresa tem por missão tornar a vida das pessoas mais fácil, e está em constante busca de soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com estomias. Por isso, desenvolveu também uma nova tecnologia para auxiliar na prevenção dos vazamentos, a Pasta Brava® sem álcool.
A Nova Pasta Brava® sem álcool confere proteção contra a ardência e vazamentos, cria fixação firme nas dobras na área periestomal, é amigável à pele, absorve a umidade e é a mais durável do mercado.
A técnica correta para remover o adesivo também assegura a integridade da pele e previne irritações e, por isso, deve-se evitar o uso de adesivos que tenham composição diferente do hidrocolóide sobre a pele periestomal. Caso necessário, deve-se utilizar a Fita Adesiva Elástica Brava®, adesivo hidrocolóide flexível, elástico e macio em forma de arco, para reforço à fixação e aderência do adesivo da bolsa de estomia e aumento da sensação de segurança. Protege a pele e absorve umidade, mantendo a pele seca, além de possuir propriedades cicatrizantes em caso de lesões já existentes.
Por fim, uma rápida observação do adesivo e da pele ao redor do estoma revelará se a rotina de troca de bolsas está correta.
Caso tenha dúvidas ou queira conhecer os produtos citados, ou mesmo receber uma avaliação personalizada e gratuita sobre os cuidados com seu estoma, ligue gratuitamente para a Central de atendimento ao consumidor da Coloplast no telefone 0800 285 8687 que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, exceto feriados.

Thais Salimbeni
Enfermeira Estomaterapeuta
Assesora Técnica de Chronic Care
Coloplast do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *