Dez dicas para uma alimentação saudável

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Agora que já conhecemos um pouco sobre a medicina tradicional chinesa (MTC), listaremos as dez dicas para uma alimentação saudável, baseadas no conhecimento da MTC indicadas pela fisioterapeuta Camille Elenne Egídio, nossa entrevistada da coluna Então. Essas recomendações são importantes para todos, especialmente para pessoas com problemas intestinais. Bom proveito!

  1. Comer em horários regulares, sem pular refeições e sem diminuir ou aumentar exageradamente a quantidade de alimentos;
  2. Comer lenta e calmamente – para que o gǔqì (谷气) (energia dos alimentos) seja absorvido adequadamente;
  3. Comer mais pela manhã, moderadamente no almoço e pouco no jantar, pois os órgãos responsáveis pela digestão e assimilação de gǔqì (谷气) funcionam no período da manhã;
  4. Consumir alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas) e de todos os sabores (doce, picante, azedo, salgado e amargo), sem exagerar em nenhum deles;
  5. Evitar doces em excesso, pois prejudicam o baço e geram estagnação, além de retenção de líquido;
  6. Evitar bebidas alcoólicas, alimentos fritos e gordurosos, pois causam alterações tipo Calor e Fogo no fígado;
  7. Evitar ingestão excessiva de leite e derivados, pois estagnam o fluxo de qì/ki () e pioram a função do estômago e baço na MTC;
  8. Frutas, vegetais e legumes devem ser ingeridos com moderação e de preferência ao final da refeição. A refeição pode ser iniciada com alimentos neutros ou mornos como sopas, carnes, cereais, pois aquecem o estômago e facilitam a digestão;
  9. Evitar consumo de bebidas geladas, pois causam choque térmico e estagnam o qì/ki ();
  10. Ingerir bastante líquido, mas evitar refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas em excesso.

‘‘Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina.” – Hipócrates

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