Gerenciamento de Odor – Hollister

capa-banner-set15

Estar livre do odor é uma das primeiras e grande preocupação para o estomizado de uma forma geral. Sabemos que isso implica diretamente na qualidade de vida e satisfação desses pacientes. Com o tempo, o estomizado aprende a superar essas dificuldades e para isso, é muito importante que ele utilize uma bolsa na qual  possa confiar e se sentir seguro.

A estomia em geral não deve impedir que o estomizado possa fazer qualquer tipo de atividade, como ir em festas, sair com os amigos, trabalhar, namorar , viajar e etc….Porém, sabemos que muitas vezes o estomizado se sente inibido de exercer qualquer atividade social quando percebe a presença de odor em seu equipamento coletor.

Os odores são produzidos pelas atividades digestórias que passam direto para as bolsas através de flatos (gases) e fezes, sendo que o o odor das fezes é muito complexo e muda dependendo da  dieta ou com o estado de saúde do paciente.

As fezes contém os compostos de Enxofre encontrados nos flatos e podem conter outras centenas de compostos de odores, alguns são muito poderosos como o Escatol e o Indol.

Além disso, o estomizado deve realizar uma dieta saudável, evitar alimentos como peixes, feijão, ovos, alho e repolho, além do consumo de bebidas gaseificadas, pois estes alimentos aumentam o  odor e a formação de gases. Portanto, pretar atenção na alimentação é parte importante do processo.

É um desafio muito complexo encontrar soluções capazes de acabar com os odores, mas não é impossível.

Os produtos de estomia da Hollister são projetados para oferecer conforto ao estomizado e prevenir a liberação de odor das bolsas, evitando que o estomizado passe por dificuldades ou embaraços no dia a dia.

A Hollister oferece os 3 passos para que os estomizados possam melhorar esta questão, de forma fácil e prática. Chamamos isto de “Gerenciamento de Odor”, ou seja, controlar esta questão tão importante para a melhora na qualidade de vida.

1º. Passo: Os filmes plásticos das bolsas de estomia funcionam como barreiras contra o odor.

As quatro camadas das bolsas de estomia Hollister formam esta barreira de proteção e também são projetadas para evitar ruídos:

1º – Camada de Absorção de Som – Redução de ruídos ao fazer movimento (farfalhar)
2º – Camada Adesiva – Cola todas as camadas
3º – Camada de Barreira de Odor – Evita que o odor escape da bolsa
4º – Camada de Selamento – Sela os filmes plásticos para formar a bolsa

2º. Passo: O filtro AF 300 da Hollister, permite a saída de gases do interior da bolsa, impedindo o “embalonamento”, ou seja que a bolsa fique inflada.

Mais de 99% dos gases não tem cheiro, mas o filtro evita a saída do odor desses gases. Há muitos componentes de odor, por isso precisamos de um filtro que retenha todos esses componentes. O carvão ativado (também usado na filtragem da água) que está  presente no Filtro AF 300 interrompe todos os tipos de moléculas de odor. Ele  tem  “armadilhas” específicas para o Sulfeto de Hidrogênio e o Mercaptano, uma vez que estes são os odores mais fortes. O filtro AF 300 permite que o ar saia da bolsa, mas não o odor. Também possui a exclusiva Membrana Gore™ que permite uma saida de ar equilibrada , proporcionando ventilação contínua, ela também evita que os liquidos penetrem no filtro ou saiam da bolsa, ocasionando vazamentos.

3º. Passo: Adapt Lubrificante Desodorante

Os odores provêm de um complexo de substâncias químicas que são percebidas, identificadas e armazenadas no cérebro. Odores percebidos  despertam sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo.

O ALD (Adapt Lubrificante Desodorante) possui um complexo mecanismo que atua nas moléculas que causam o odor (amônia, propano, sulfetos) anulando suas propriedades organoléptica. Ele também facilita a drenagem do conteúdo da bolsa. Permite o deslizamento das fezes, facilitando a higienização e melhora o aproveitamento da bolsa. Ele pode ser usado em qualquer tipo e marca de bolsa para estomia.

O Adapt Lubrificante deve ser  colocado no interior da bolsa, quando a mesma estiver vazia,  para anular as moléculas que causam o odor. Ele é um produto inodoro, que não é perfume e não mascara os odores.

Com estes 3 passos a Hollister acredita que a qualidade de vida do estomizado pode melhorar muito, além da conquista do controle que ele precisa para viver com liberdade e confiança no dia a dia.

Saiba Mais em: www.hollister.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *