Equilíbrio de corpo e mente, o Tratamento Emocional

bem-banner-set15

Uma mente tranquila e um estilo de vida saudável são, muitas vezes, a chave para levar uma vida com qualidade e bem estar. Na busca pelo equilíbrio de corpo e mente, surgiram técnicas terapêuticas que visam o tratamento emocional e o bem estar dos pacientes, como é o caso de tratamentos emocionais com florais, a redução da tensão através da acupuntura e a fisioterapia.

Florais são essências de plantas, flores ou arbustos utilizados via oral e sem restrição quanto à idade nem contraindicações. Reconhecidos no tratamento de problemas emocionais dos mais diversos, cada essência é indicada para uma emoção, visando recuperar o equilíbrio pessoal, administração de emoções e diminuição ou mesmo eliminação de energias negativas. Para escolher o floral certo, o paciente deverá antes de tudo identificar a emoção que esteja sentindo, e então prosseguir para a pesquisa sobre qual floral é o mais apropriado.

Os florais de Bach são o conjunto de 38 essências criadas pelo médico inglês Edward Bach nos anos 30, após ter identificado 38 emoções negativas e criado uma essência para cada. As essências visam controlar emoções tais como a solidão, medo, incerteza, hipersensibilidade, desespero, além de sensações de sobrecarga, ciúme, falta de confiança, entre outros.

Os florais californianos, criados por Richard Katz e Patricia Kaminzki em 1970 baseiam-se nas semelhanças entre as características das plantas e flores que compõem a lista de essências, cremes e óleos e os traços inerentes aos seres humanos. A terapia com os florais californianos é utilizada principalmente para o autodesenvolvimento e autoconhecimento, e indicada para aqueles que sofrem desequilíbrio emocional por carência afetiva, baixa auto-estima, descontrole, impaciência, impulsividade, procurando devolver a sensação de bem estar para seus utilizadores.

Já os florais de Saint-Germain são produzidos no Brasil e foram sintonizados pela terapeuta Neide Margonari em 1990. Totalizam 79 essências incluindo a Fórmula Emergencial, usada para momentos de grandes abalos, choques emocionais e perdas. O diferencial desses florais é que os mesmos são feitos usando plantas da flora brasileira. A utilização desses florais é destacada já que segundo terapeutas da área, plantas cultivadas próximas de seus pacientes possuirão uma maior energia, o que acelerará o processo de cura. As essências são utilizadas no tratamento de problemas no campo físico e emocional, tais como obsessões.

Existem, ainda, técnicas que além de trazer bem estar emocional, também proporcionam o bem estar físico, como é o caso da fisioterapia. Procedimentos como a massoterapia auxiliam na redução da tensão dos músculos e estimulam a circulação do sangue. Para o estomizado, o ramo é interessante porque usa práticas específicas para orientações sobre o uso da bolsa coletora, além de questões como alimentação e regulação da atividade física. É interessante que o estomizado se mantenha tendo um acompanhamento regular pelos profissionais da área.

Outra técnica terapêutica conhecida pelos benefícios que traz na busca da melhoria na qualidade de vida, além de reconhecida como terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a terapia chinesa da acupuntura. Para a medicina tradicional do país, a causa de boa parte das doenças é a má distribuição de energia vital e, nesse sentido, com o uso de agulhas específicas o paciente recebe pequenas perfurações em alguns dos cerca de 1000 pontos vitais conhecidos para impulsionar o reequilíbrio do organismo. A ação estimula a liberação de substâncias que atuam como antiinflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares, além da prática também ser reguladora das emoções.

Já os cristais são objetos capazes de reter e direcionar energias para seus usuários, e são um tratamento natural, não sendo nocivas. As técnicas mais conhecidas são o Reiki, uma massagem feita com o toque das mãos com cristais potencializando a energia da técnica; a cristalopuntura, terapia semelhante à acupuntura indicada para aqueles que se sentem desconfortáveis com a utilização de agulhas, sendo as mesmas substituídas pelos cristais; e também o tratamento térmico com pedras quentes, indicado para pessoas com dores musculares, nas costas e na cabeça. Assim como os florais, cada cristal possui uma área específica de atuação, trazendo equilíbrio emocional e bem estar físico.

Descobertas na área medicinal vêm comprovando que as doenças físicas estão muito relacionadas com desequilíbrios do estado emocional. Nesse sentido, o uso de terapias que unam a melhoria física com reflexos no equilíbrio espiritual e emocional podem trazer a pacientes estomizados benefícios muito maiores que técnicas isoladas nas duas áreas. Uma vida saudável e de qualidade ultrapassa o físico e depende não somente de um estilo de vida com boas práticas de alimentação e exercícios constantes, mas também de uma mente tranquila, emocional e espiritualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *